terça-feira, abril 12, 2011

Aprendendo a lidar com o Medo

O medo é um sentimento que ocorre diante uma situação que interpretamos como perigosa. Esse sentimento gera sensações físicas que podem variar de pessoas para pessoas, como por exemplo, um frio na região da barriga, pernas trêmulas, tremedeira no corpo e aumento dos batimentos cardíados entre outras sensações e reações.
Muitas pessoas dizem ter medo disso ou daquilo sem realmente estarem sentindo o medo. A palavra e o sentimento “medo” acaba se tornando mais um conceito mental, uma ilusão. Por exemplo, perceba em você se você acredita ter medo de algo. Agora, preste atenção no seu corpo neste exato momento e perceba se há alguma sensação diferente. É muito provável que neste exato momento, você não está com medo. Talvez, se você criar ou visualizar com sua mente determinada situação, as sensações possam vir à tona. E aí está uma grande oportunidade de integrar e dissolver essas sensações. Para algumas pessoas, a primeira reação frente à situação interpretada como perigosa é prender a respiração para que as sensações e sentimentos não venham à tona. A dica é manter a respiração solta prestando atenção principalmente na expiração. Acolha desfrute das sensações que vierem à tona. Você perceberá que elas logo passarão.
O sentimento de medo é também utilizado por muitas pessoas como forma de controle. A maioria das crianças é educada através do medo, pelo uso do poder autoritário dos pais, professores ou qualquer pessoa que tenha uma força física ou algum tipo de poder sobre a criança. Quando esta criança se tornar adulta, provavelmente, utilizará do mesmo recurso para manipular outras crianças, parceiros ou pessoas à sua volta.
Tome consciência daquilo que você realmente tem medo, no exato momento que você o sente. Caso contrário, não se iluda mais dizendo que você tem medo e viva de uma maneira mais plena.

0 comentários:

About this blog

"Tenho amigos tão bonitos. Ninguém suspeita, mas sou uma pessoa muito rica."
Caio Fernando Abreu