quinta-feira, abril 28, 2011

Todo dia é um bom dia.

Na vida não há "apenas bom" ou "apenas ruim". As situações que encontramos são diferentes a toda hora. Um bom dia é confortável para nós e fácil de aceitar. Um dia com experiências desconfortáveis nos faz infelizes. Devemos levar ao coração as palavras de Ryôkan Osho (1758-1831), que expressa supremamente a sua atitude:

Quando se encontra com contratempos, você se encontra com contratempos e tudo está bem. Quando fica doente, você experiencia sua doença e então tudo está bem. Quando chega a sua hora de morrer, você morre, então não há problema.

Com essa atitude, todo dia é bom para nós. Mas na vida diária, muitas coisas inesperadas acontecem. Não importa onde estejamos, com nossa família, na escola, na sociedade, sempre encontramos outras pessoas e não podemos lidar com tudo por nós mesmos. Vivendo com os outros, experienciamos que não basta que nós mesmos estejamos bem. Quando somos governados pelo egoísmo, nenhum dia é um bom dia.

Os ensinamentos dos buddhas explicam isto assim: antes de proteger a si mesmo, protegemos os outros. Protegendo os outros, protege-se a si mesmo. Uma vez que este modo de vida tenha se tornado trivial, entendemos que os problemas da sociedade são nossos próprios problemas. Se todos pensassem assim e começassem a resolver seus próprios problemas, então haveria paz entre os seres humanos. Compartilhando agradecidamente todo bom dia com todos os outros seres, estando pacificamente juntos, assim se experiencia a felicidade. Até que realmente tenhamos entendido e realizado isto em nossa vida, precisamos de prática ascética e, acima de tudo, a atitude de considerar cada dia seriamente.

Dôgen Zenji (1200-1253) disse:

Seguir o caminho de Buddha é conhecer a si mesmo. Conhecer a si mesmo significa esquecer de si mesmo. Tendo esquecido de si mesmo, experienciam-se inter-relações universais, a regularidade da vida. Assim, o corpo e a mente são jogados.

Para quem quer que tenha alcançado este estado mental, é possível viver "cada dia como um bom dia".

0 comentários:

About this blog

"Tenho amigos tão bonitos. Ninguém suspeita, mas sou uma pessoa muito rica."
Caio Fernando Abreu